FANDOM


Gamera (ガメラ,   Gamera?) é uma tartaruga voadora gigante criada pela Daiei que apareceu pela primeira vez no filme de 1965, Gamera.

AparênciaEditar

Diferente de todas as espécies de tartaruga, Gamera tem o hábito de andar bipedalmente ao contrário de quatro patas, embora ocasionalmente ele ande quadrupedalmente nos primeiros três filmes. Gamera é capaz de usar suas pernas da frente da mesma maneira que Godzilla, e são mais parecidas com mãos do que pés, e são capazes de agarrar oponentes e manipular objetos. Sua boca é cheia de dentes, diferente de qualquer tartaruga moderna (mas vários tipos de tartarugas pré-históricas extintas tinham dentes), com um par de presas saindo de sua mandíbula inferior. Gamera também é geralmente visto com olhos parecidos com de humanos, adicionando inteligência à sua aparência geral. Na trilogia Heisei, Gamera tem espinhos de osso retráteis de seus cotovelos.

PersonalidadeEditar

Na sua primeira aparição, Gamera é retratado como uma criatura agressiva e destrutiva que deliberadamente ataca o Japão após ser acordado. Porém, ele é mostrado não ser realmente malevolente, pois ele salva um menino num certo ponto. Após derrotar o perigoso monstro Barugon, Gamera é gradualmente visto como um heroico defensor do Japão contra outros monstros. Gamera começa a ativamente resgatar crianças de outros monstros e invasores alienígenas, enquanto se defende de ataques de outros monstros. Gamera também não ataca mais assentamentos humanos, exceto quando é controlado temporariamente pelos Virasianos.

Na trilogia Heisei, Gamera é retratado como sendo ativamente preocupado com o bem-estar do planeta desde o início, consistente com sua criação como guardião da Terra. Quando tem a oportunidade, Gamera ativamente protege os humanos, especialmente crianças. Porém, Gamera não liga para a destruição e morte que causa como dano colateral quando está preocupado em parar uma ameaça maior. Isto é mais pronunciado em Gamera: Guardian of the Universe, quando ele deixa um caminho de destruição em Fukuoka enquanto tenta chegar até o Gyaos preso no Domo de Fukuoka, e ainda mais em Gamera 3: Revenge of Iris quando ele mata milhares de pessoas enquanto tenta derrotar dois Hyper Gyaos em Shibuya. No último exemplo, Gamera usa um momento durante a batalha para salvar um menino de um Hyper Gyaos. Gamera nunca retalia contra o exército quando é atacado, mesmo quando é machucado por eles. Asagi Kusanagi, que forma uma conexão psíquica com Gamera que permite que ela leia seus pensamentos, diz que Gamera luta ativamente por toda a vida na Terra, e humanos são apenas um na lista. Gamera luta sem descansar contra os Gyaos, pois ele foi criado para destruí-los, e é sugerido que em Gamera 3 que ele viajou ao redor do mundo para destruir todos os Gyaos que apareceram. No fim do filme, após ser machucado horrivelmente por Iris, Gamera se prepara para lutar com um enxame de milhares de Hyper Gyaos.

OrigensEditar

Nos filmes da Era Showa, Gamera é uma espécie gigante de tartarugas pré-históricas que comiam chamas, reacordado por uma explosão atômica acidental no Ártico durante uma luta entre o exército Americano e Soviético. No filme original, é mencionado que Gamera apareceu antes, de pictogramas mostrando Gamera e avisando de sua habilidade de voar. É sugerindo também que Gamera num ponto morou em Atlantis, mas isso não é explicado em grande detalhe. As origens de Gamera são desconhecidas na Era Showa, pois não há indicação de que ele é uma mutação no filme original. Gamera já era capaz de voar e cuspir fogos, ao invés de energia radioativa quando foi acordado. E enquanto era conhecido que ele comia chamas (e até material radioativo como plutônio, como Godzilla), nenhuma explicação para estes poderes são dados. Também não é explicado porque ele atacou a humanidade em geral, mas salvou a vida de um menino que é central no enredo do filme original. Isso leva a ele ser referido como o 'amigo de todas as crianças do mundo' em filmes futuros.

Nos filmes da Era Heisei, porém, a origem de Gamera é recontada, lhe dando uma origem heroica mais direta. Em Ganera: Guardian of the Universe, é explicado que Gamera foi um guardião da Terra criado geneticamente pela civilização perdida de Atlantis com o propósito de derrotar Gyaos, outra antiga criação capaz de matar toda a vida humana. A tartaruga gigante é encontrada flutuando no Oceano Pacífico, coberto de pedra e confundido com um recife de corais. Dentro da rocha, investigadores descobriram um grande monolito explicando o propósito de Gamera, e também dúzias de magatama, que permite uma conexão psíquica entre Gamera e humanos. No terceiro filme da Era Heisei, Gamera 3: Revenge of Iris, um cemitério subaquático é encontrado com vários outros esqueletos de Gamera, sugerindo que os Atlantianos criaram vários outros protótipos de guardiões antes de criarem Gamera. Um personagem no filme chama estes esqueletos de "versões beta" de Gamera, possivelmente falhas das tentativas dos Atlantis até criarem a versão final. Outra cena dá a Gamera uma conexão com o folclore asiático, com um personagem relatando uma história em que uma tartaruga gigante é considerada Guardião do Norte, com criaturas rivais separadas defendendo o Leste, Oeste, e Sul.

A continuidade de Gamera é recontada novamente em Gamera: The Brave. O filme começa com o Gamera "original" (se é para ser o Gamera da série Showa é desconhecido e improvável, pois o filme mistura elementos de ambas as continuidades) se sacrificando para destruir vários Gyaos em 1973. Décadas depois, um menino encontra uma estranha pedra vermelha brilhante perto de sua casa, com um pequeno ovo em cima. Uma pequena tartaruga aparentemente normal sai do ovo, mas começa a crescer rapidamente. A tartaruga, chamada de "Toto" pelo menino, também rapidamente desenvolve as habilidades clássicas de Gamera de cuspir fogo e voar, e tenta derrotar outro monstro que ataca mas é muito fraco para conseguir. Só após comer a pedra brilhante encontrada junto com seu ovo que o novo Gamera consegue liberar seu poder total, derrotando seu inimigo e voando até o céu.

ReferênciasEditar

  1. Katsuhito Ishii Interview - CGWorld.jp
  2. Uchusen Vol. 151. [Interview] Katsuhito Ishii; Page 92.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória